LIDERANÇA FEMININA: UM ESTUDO PRAGMÁTICO DAS DIFICULDADES DE MULHERES EM CARGOS DE LIDERANÇA
Resumen
Neste artigo são tratadas as dificuldades de mulheres ao assumirem cargos de liderança. Primeiramente, esclarece-se acerca do conceito de liderança e sua importância para as organizações traçando uma análise histórica, depois entra-se em detalhe com uma visão contemporânea explicando sobre a liderança feminina diante da presença cada vez maior da mulher no mercado de trabalho. Por fim, elucida-se sobre as dificuldades enfrentadas pelo público feminino em cargos de liderança em que se fala sobre os estereótipos que as levam a bater de frente com o preconceito de gênero. Para identificar estes fatores, usa-se de uma abordagem qualitativa com a elaboração de um questionário para coletar os dados. O estudo foi realizado com treze mulheres que trabalham em empresas de Goiânia-GO, a partir disso procurou-se entender como o preconceito em relação ao gênero influencia na liderança dessas mulheres, analisar os estereótipos que permeiam as dificuldades que elas enfrentam como líderes, e avaliar como essas mulheres percebem a liderança no ambiente de trabalho, no geral e em relação aos gêneros.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado