PERFIL EDUCACIONAL DE FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Palavras-chave:
Custos. Famílias. Perfil de Escolarização. PBF.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo descrever o perfil educacional de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), para isso foram incluídas 10 famílias residentes de um muniípio do Mato Grosso do Sul. Foi realizada uma pesquisa exploratória com as famílias beneficiárias do PBF. As pesquisas nessa temática são poucas, existindo carência de estudos. Os resultados sugerem que, com o PBF as famílias tiveram oportunidade de escolarização. Nesse estudo, em relação às suas expectativas quanto aos estudos dos filhos e os impactos que o PBF gerou na vida da família, as mães ressaltaram a importância desse programa para que seus filhos estudassem e para que eles continuem estudando. Por outro lado, a análise dos produtos consumidos pelas famílias com a renda do PBF, 3 famílias gastam com roupas e apenas, 1 das famílias entrevistadas relataram que aplicam o dinheiro na educação. Contudo, é importante essa política pública de transferência de renda devido as condições de vulnerabilidade das famílias e para o acesso à escola.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado