A DIMENSÃO DA AFETIVIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOTAS INTRODUTÓRIAS

Autores

  • Karen Lorena Alexandre de Moura Centro Universitário Araguaia.
  • José Firmino de Oliveira Neto Centro Universitário Araguaia.
  • Ester Alves Lopes Mendes Centro Universitário Araguaia.

Palavras-chave:

Educação infantil. Afetividade. Professores. Criança.

Resumo

O presente artigo versa acerca da afetividade no contexto da Educação Infantil (EI), e objetiva compreender como as relações afetivas corroboram para a significação das práticas pedagógicas nesse espaço da Educação Básica. Para tanto, apresentamos o resultado de um trabalho monográfico que realizou uma pesquisa de abordagem qualitativa, mediante um estudo de caso, resultado da ação docente de uma professora da Rede Municipal de Educação de Goiânia no âmbito da EI. Como estratégia de coleta de dados empregou-se um questionário que foi realizado por e-mail, oportunizando uma análise sobre o tema desenvolvido nesta pesquisa. Diante dos resultados e dos estudos empreendidos, pode-se considerar que o professor necessita de cautela no modo de relacionar-se com as crianças, pois este é um dos encarregados pelo pleno desenvolvimento, juntamente com as famílias, dessas crianças. Portanto, quando se tem uma conduta afetiva acaba-se exercendo uma função de legalidade e legitimidade no trato com a criança, estabelecendo assim, relações de confiança, construção de vínculos e qualificando a permanência da criança nos espaços da EI.

Biografia do Autor

Karen Lorena Alexandre de Moura, Centro Universitário Araguaia.

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Araguaial

José Firmino de Oliveira Neto, Centro Universitário Araguaia.

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestre em Educação em Ciências e Matemática (UFG), especialista em Formação em Educação à Distância pela Universidade Paulista (Unip) e graduado em Ciências Biológicas (2013) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e em Pedagogia (2013) pela Unip. Foi professor substituto do Instituto de Ciências Biológicas da UFG e atualmente é professor/Pedagogo da Rede Municipal de Educação de Goiânia e do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia). Tem experiência em Educação, com enfoque no currículo escolar, formação de professores e movimentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia nos diferentes níveis de ensino. Participa da pesquisa -O conhecimento produzido sobre o professor e sua formação nas dissertações do Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da UFG, 2009/2014-, vinculado à Rede de Pesquisadores sobre professores no Centro-oeste (Redecentro). É membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4.

Ester Alves Lopes Mendes, Centro Universitário Araguaia.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (PPGE/FE) da UFG. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em Diferentes Contextos (NEPIEC/UFG). Atua como professora no Curso de Pedagogia do Centro Universitário Araguaia (UniAraguaia) . É também professora na Rede Municipal de Goiânia (SME). Esteve como professora substituta do Curso de Pedagogia da UFG nos anos de 2018 e 2019, ministrando as disciplinas de Estágio na Educação Infantil/Ensino Fundamental e Didática e Formação de Professores. Possui experiência com pesquisas no campo da Infância, Educação Infantil, Educação do Campo, Didática, Estágio e Formação de Professores.

Publicado

2021-03-01

Edição

Seção

Artigos