A PRESENÇA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGEM NO BRASIL

Thiago Wedson Hilario, Denise Ferreira Pinto, Rosa Silva Pereira de Souza, Kênia Assis Chaves Viana, Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Joana Peixoto

Resumo


A partir da década de 1980, é perceptível a "invasão" do construtivismo no cenário educacional brasileiro, em especial nos processos didático-pedagógicos relacionados à alfabetização em linguagem. Considerando a importância de elucidar essa invasão numa perspectiva crítica, fez-se uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, na busca por compreender como oconstrutivismo, de teoria psicológica, se constituiu como abordagem didático-pedagógica no processo de alfabetização em linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste texto objetiva-se apresentar uma breve explanação sobre o construtivismo Piagetiano, seguido de um estudo histórico quanto aos avanços deste enfoque no cenário educacional brasileiro. Neste contexto, é trazido ao texto alguns aspectos referentes à psicogênese da língua escrita, proposta de alfabetização baseada nos estudos Piagetianos, e por fim, buscou-se evidenciar os contrapontos existentes no que concerne a "invasão" construtivista no espaço educacional do Brasil.

Palavras-chave


Construtivismo; Alfabetização; Psicogênese da língua escrita

Texto completo:

VOL18-3-ART-2


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