A PRESENÇA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGEM NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Construtivismo, Alfabetização, Psicogênese da língua escrita

Resumo

A partir da década de 1980, é perceptível a "invasão" do construtivismo no cenário educacional brasileiro, em especial nos processos didático-pedagógicos relacionados à alfabetização em linguagem. Considerando a importância de elucidar essa invasão numa perspectiva crítica, fez-se uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, na busca por compreender como oconstrutivismo, de teoria psicológica, se constituiu como abordagem didático-pedagógica no processo de alfabetização em linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste texto objetiva-se apresentar uma breve explanação sobre o construtivismo Piagetiano, seguido de um estudo histórico quanto aos avanços deste enfoque no cenário educacional brasileiro. Neste contexto, é trazido ao texto alguns aspectos referentes à psicogênese da língua escrita, proposta de alfabetização baseada nos estudos Piagetianos, e por fim, buscou-se evidenciar os contrapontos existentes no que concerne a "invasão" construtivista no espaço educacional do Brasil.

Biografia do Autor

Thiago Wedson Hilario, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Doutorando e Mestre em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação de Goiás. Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Delta (2012) e em Docência para o Ensino Superior pela Faculdade Padrão (2010). Graduado em Pedagogia pela Faculdade Padrão (2009). Atualmente é Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG. Foi coordenador da Emissão e Registro dos Diplomas de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu do IFG (2014-2019). Atuou como secretário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPEX) do IFG (2018-2020). Foi representante do segmento Técnico-Administrativo no CONEPEX-IFG (2019-2022). É Membro na Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação de profissionais em educação, níveis em alfabetização, Ensino de Ciências e Alfabetização Científica.

Denise Ferreira Pinto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2008). Especializada em Educação Infantil (2011). Estudou como aluna especial de mestrado, pelo Instituto Federal de Goiás - Campu Jataí (IFG), e atualmente é mestranda do curso Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática - PPGECM - Campus Jataí.

Rosa Silva Pereira de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí

Professora Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Jurídicas Aplicadas (2012). Especialista em Educação especial com ênfase em libras e Psicopedagogia pela Faculdade de Várzea Grande - FIVE. Mestranda em Educação para Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás - Campus Jataí; Experiência no ensino fundamental da rede pública de ensino do município de Barra do Garças. Minha área de interesse está voltada para fundamentos e metodologias e recursos para a educação para ciências e matemática.

Kênia Assis Chaves Viana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Jataí

Possui graduação em Pedagogia - Faculdade Integradas de Cassilândia (2009).Com especialização em Psicopedagogia Clinica e institucional( Eficaz). Pós graduada em Pedagogia Hospitalar e Neuropsicopedagogia. Mestranda em Educação para Ciências e Matemática do IFG Tem experiência na área de Educação, com o ensino fundamental I e II , como coordenadora pedagógica, Voluntária em cursinho pré-vestibular da Universidade Estadual de Goiás. Professora alfabetizadora e coordenadora na rede municipal de Jataí

Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Goiânia

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela UFG. Especialista em Língua Portuguesa e Licenciada em Letras Modernas - Português/Inglês, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e pela Fundação de Ensino Superior de Rio Verde-GO (FESURV). Especialista em Gestão de Turismo e Hotelaria pela Faculdade Cambury (Goiânia-GO). Professora titular no Instituto Federal de Goiás (IFG), com experiência na docência da Educação Básica e Superior, na modalidade de Educação Profissional, Licenciaturas e Pós-Graduação em Educação Lato e Stricto Sensu. Participa, como pesquisadora colaboradora, do Grupo de Pesquisa vinculado ao Núcleo de Formação de Professores (NUFOP) da UFG, na pesquisa sobre "A produção acadêmica sobre professores(as):estudo interinstitucional da Região Centro Oeste" e da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professores(as) da Região Centro-Oeste. Atualmente é docente no Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do IFG-Câmpus Jataí e coordenadora da Editora IFG.

Joana Peixoto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Goiânia

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1982), especialização em Informática e Educação pela Unicamp (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1991), DEA / Approches Plurielles en Sciences de l?Éducation (2002) e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Paris 8 (2005). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação do IFG, atuando na linha de pesquisa: Teorias educacionais e práticas pedagógicas. É professora colaboradora no Mestrado Profissional em Educação Para Ciências e Matemática no IFG. Líder do Kadjót - Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação, que desenvolve ações conjuntas com os seguintes grupos de pesquisa: GETED (UCDB), GEAD (UFG), GEMAT (UFG), GEPETTES (UNIUBE), LTI Digital (UFBA). Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (gestão 2010 - 2012). Compõe o conselho editorial da Revista Educativa. Tem experiência em formação de professores, com ênfase na área de tecnologia e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia e educação, informática e educação, mídia e educação, educação a distância e na relação destes temas com a formação de professores.

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Publicado

2024-02-19

Edição

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Artigos