A PRESENÇA DO CONSTRUTIVISMO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM LINGUAGEM NO BRASIL
Palabras clave:
Construtivismo, Alfabetização, Psicogênese da língua escritaResumen
A partir da década de 1980, é perceptível a "invasão" do construtivismo no cenário educacional brasileiro, em especial nos processos didático-pedagógicos relacionados à alfabetização em linguagem. Considerando a importância de elucidar essa invasão numa perspectiva crítica, fez-se uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica, na busca por compreender como oconstrutivismo, de teoria psicológica, se constituiu como abordagem didático-pedagógica no processo de alfabetização em linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Neste texto objetiva-se apresentar uma breve explanação sobre o construtivismo Piagetiano, seguido de um estudo histórico quanto aos avanços deste enfoque no cenário educacional brasileiro. Neste contexto, é trazido ao texto alguns aspectos referentes à psicogênese da língua escrita, proposta de alfabetização baseada nos estudos Piagetianos, e por fim, buscou-se evidenciar os contrapontos existentes no que concerne a "invasão" construtivista no espaço educacional do Brasil.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a REVISTA UNIARAGUAIA.
Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras e fotografias.
Ao submeterem originais à REVISTA UNIARAGUAIA, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à REVISTA UNIARAGUAIA o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado